Esta é uma única revisão de caso em que um paciente tinha nódulo chamado “lipoma” em sua região do pescoço na base do crânio, próximo a um dos nervos implicados na enxaqueca. Um lipoma é um pedaço de gordura que se forma e neste paciente esperava-se que tivesse se formado como resultado de um traumatismo craniano. Um lipoma não é um tumor, é um pedaço de tecido adiposo que se forma sob a pele.

O paciente também sofria de enxaqueca.

Quando os cirurgiões removeram o lipoma, eles aliviam a pressão sobre esse nervo chamado “nervo occipital”. Após o procedimento, o paciente relatou que as enxaquecas desapareceram e não precisaram tomar nenhuma medicação para enxaqueca.

Os pesquisadores apresentaram este relato de caso em apoio a um procedimento médico chamado “descompressão do nervo”, que pode ser usado para tratar a enxaqueca. Estudos em pacientes que passaram por cirurgia de descompressão do nervo que pretendia reduzir a pressão sobre os nervos: mostraram uma grande redução nos sintomas da enxaqueca e até mesmo cura completa em alguns casos.

Removendo o nódulo através de cirurgia e reduzindo a pressão dos nervos no pescoço, os sintomas da enxaqueca pararam completamente e o paciente não precisou tomar nenhuma medicação para enxaqueca 6 semanas depois.

Este é um estudo de caso único que tenderia a apoiar a ideia de que existe uma relação entre os nervos comprimidos no pescoço e as enxaquecas.

© 2008 MRI | All Rights Reserved

Log in with your credentials

Forgot your details?