O estudo investigou 18 pacientes com dores de cabeça tensionais. Todas as características clínicas dos pacientes foram registradas e os pesquisadores usaram lasers para avaliar a sensibilidade dos músculos da face e pescoço da cabeça.
Os pacientes foram então divididos em dois grupos. Um grupo foi tratado com antidepressivos e o outro por encaixe de um protetor bucal dentário ou placa de mordida na boca. Isso também é conhecido como um aparelho intra-oral e muitos estudos provaram que isso é eficaz em muitos pacientes.
O tipo de protetor bucal usado não afetou os dentes, ou a mordida e os médicos usaram o teste de fala para ajustá-lo. Os pacientes que foram tratados com antidepressivos receberam 10 mg por dia de uma medicação antidepressiva chamada “amitriptilina”.
Em ambos os grupos, o tratamento reduziu as dores de cabeça por tensão nos pacientes. Na comparação dos dois grupos, o grupo de protetor bucal / placa de mordida apresentou melhores resultados de tratamento do que aqueles que receberam o antidepressivo “amitriptilina”.
Os escores de sensibilidade ao laser para cefaleia tensional também foram melhores no grupo tratado com protetor bucal / placa de mordida. Aqueles tratados com medicamentos antidepressivos também tiveram melhorou os escores de maciez, apenas menos.
Os resultados deste estudo mostram que a maciez muscular na cefaleia tensional é tratada de forma mais eficaz com protetores bucais dentais / placas de mordida do que com a medicação antidepressiva “amitriptilina”.
Ambos os tratamentos, no entanto, podem interromper os sinais de dor para tratar os sintomas da cefaleia tensional.